segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AUTORIA DE OBJETOS POR HIPERMÍDIA

ATIVIDADE 3.5 Autoria de objetos hipermídia

Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira
Componentes: Cássia Cilene e Orli Pereira Vieira
Modalidade de ensino: Ensino Fundamental II (6ª série)
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Respeito ao meio ambiente
O que o aluno poderá aprender com essa aula:
-Compreender a relevância dos problemas ambientais;
-Conscientizar – se quanto à preservação e conservação do meio ambiente;
Duração : 6 aulas
Conhecimentos prévios:
Questionamentos, discussões sobre tudo que afeta a vida no planeta como: queimadas, desmatamento, aquecimento global, extinção de animais e da água, poluição, etc.
Estratégias;
Pesquisa sobre os problemas e as causas que afetam a vida do planeta: devastação das florestas, poluição, aquecimento global, extinção de animais, extinção da água, fúria dos tornados, enchentes, furacões, tsunamis.
• Visita à Trilha Ecológica Boa Paz;
• Produção de poemas;
• Coreografia com a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes
• Produção de jingle e slogan
• Montagem de Stand para exibição de todos os trabalhos produzidos.


OBS: A pesquisa foi feita em grupos de 06 alunos. Cada grupo abordou um tema.
Assistimos a vídeos sobre as questões ambientais e discutimos em sala de aula..

Vídeos utilizados:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html

http://www.youtube.com/watch?v=GiPbAQM90qI


http://www.youtube.com/watch?v=ckMg7dQ-pvo

Produção de Jingle e Slogan
Depois de todas as discussões acerca do assunto, os alunos ,em grupo, produziram um Jingle e um slogan para o Stand” Respeito ao Meio Ambiente” .
Obs. Antes de produzir o texto, foi feita uma revisão da tipologia textual já vista e trabalhada na IIIª unidade.

Recursos utilizados:
- Monitor Educacional
- Pendrive;
- Internet;
- Vídeos;
- Livros, jornais, revistas;
- Câmera digital;
- Laboratório de Informática
- Transporte (Ônibus)
-Fotos da trilha ecológica
-CD
-Som

• A avaliação foi feita através da participação dos alunos nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário